segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pizza em fatias

A antiga "Sabor em Fatias" mudou de nome, mas continua com pizzas ótimas! Sexta a Luana comemorou os 25 anos dela com a turma da Bio (e uns perdidos do Yázigi, humpf) ali na Sarmento Leite e lógico que eu fui!

A Bio compareceu em peso, lotamos a pizzaria! Nos acotovelamos legal, mas comemos bem, disso não podemos reclamar. A casa serve em fatias, como o próprio nome sugere. Sendo assim, eu pedi uma fatia de calabresa e dividi com a May, que pediu uma de strogonoff e fez o mesmo! Na hora das doces, idem: rachamos uma de banana com gemada (melhor pizza ever) e uma de chocolate com morango.

Na foto, o registro de depois da janta: todos com carinha de quem comeu até dizer chega. Da esquerda pra direita: Dory, Maurício, eu, Mayara, Tomaz e Leandro.

Depois de comer, fomos à caça de um bar na Lima onde coubessem todos nós (e mais uns perdidos que chegaram depois). O resto da noite foi no Copão, mas eu tava tão cansadinha que nem fiquei muito, mas me diverti mesmo assim!

Agora, o próximo níver é o do Tommy!! Depois o meu, do Rodri, da May, do Alemão, do Leandro... Falência, aí vou eu >.<

Já tem data marcada!!

E não é meu casamento! Hahahaha

A data da minha formatura foi decidida hoje, durante o rotineiro sorteio das datas de colação de grau que acontece todo santo semestre: vai ser num sábado, dia 19 de fevereiro, às 19h, no Salão de Atos da UFRGS.

O sorteio foi tenso. Pra quem não sabe, não são as datas que são sorteadas, e sim a ordem de escolha: a medida que os cursos vão sendo sorteados, membros da respectiva Comissão de Formatura escolhem a data que lhes convém, dentre as opções. Portanto, precisávamos ser um dos primeiros cursos para garantir uma boa data - e conseguimos!!

Ao todo, eram 40 cursos. O primeiro a ser sorteado foi a Engenharia Elétrica e, obviamente, escolheram um sábado de janeiro. Pensei "droga, um sábado a menos". Os demais cursos sorteados antes de nós seguiram o padrão: sempre sábado, às 19h. Quando restava apenas um sábado à noite disponível, veio a nossa vez: "Ciências Biológicas!" Sem pensar duas vezes, fomos lá e garantimos nosso dia ^^

Depois da gente, chamaram a Química (fui eu quem tirou o papelzinho, hehehe!) e esperamos até que alguém pegasse o mesmo dia que a gente, no horário das 14h30. Queríamos uma turma pequena, pra garantir que não "invadam" nosso horário e acho que demos sorte, pois antes da gente vai se formar a Geografia :)

Quanto ao "after", ainda é cedo pra dizer se vai ter baile, até porque isso depende de combinar com outros formandos, pra dividir custos. Mas sem dúvida vai haver uma recepção, mesmo que pequena.

Ah! Eu quero presenteeeeeees ^^

sexta-feira, 28 de maio de 2010

6º Salão de Ensino UFRGS

Pra quem não sabe, essa semana aconteceu o 6º Salão de Ensino da UFRGS. Esse evento é resultado da fusão dos Salões de Graduação e de Educação à Distância, que já ocorriam nos anos anteriores, agora com a participação da Pós-graduação também.

Ou seja: uma miscelênia! Tinha de tudo: apresentação de pôsteres, relatos de experiências e mostras virtuais (principalmente do povo EaD). Eu, como monitora acadêmica, mandei um pôster contando um pouquinho sobre minha experiência de ensino com aulas práticas na disciplina de Genética I (foto).

O Salão de Ensino é mais curtinho que o de Iniciação Científica, é também de menor tradição (esse foi o sexto ano, enquanto o SIC já ocorre há mais de duas décadas), e acontece durante a Semana Acadêmica do primeiro semestre, que é convenientemente esquecida pela maioria dos professores... mesmo assim, muito gente prestigiou o Salão - inclusive eu! - e ali foram apresentados trabalhos realizados pela comunidade acadêmica que normalmente são ofuscados pela pesquisa ^_^

O Salão de Ensino se encerra hoje. Foi uma experiência bacana e torço pra que ganhe força nas próximas edições!!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

E Lost chega ao fim...

Podem ler sem problemas, não tem spoiler aqui.

Mas tirem o cavalinho da chuva se vocês acham que o último episódio traz respostas... a mim, só trouxe dúvidas O.o''

sábado, 22 de maio de 2010

Cisne Branco

Ontem, eu e Tommy fomos numa festa nada convencional: num barco! A ocasião era aniversário do Tosado e, por consequência, muitos colegas da Bio figuraram por lá.

Quem me conhece, sabe: eu não gosto de barcos. Eu não sei nadar, eu enjoo no mar, entre outros motivos que me mantem longe desse tipo de embarcação. Mas o Tomaz tanto insistiu que eu fui junto - e, pra minha surpresa, foi bem legal!

O tal do barco tem vários ambientes, incluindo uma pista de dança muito massa no "último andar" que nem parece que tu tá num barco no meio do rio. Deu vontade de fazer minha festa de formatura lá! Huahuahauhauah

Essa foto aí foi bem no comecinho da noite, quando ainda estávamos no convés do barco - depois que o troço entrou em movimento ventava bastante, daí migramos pra dentro.

A única coisa ruim de uma festa num barco - tirando o risco daquela naba afundar e todos morrerem - é que não dá pra ir embora quando dá na telha. A previsão de volta ao cais era às 4h da manhã, então não adianta querer voltar antes...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Despedida :'(

Hoje foi meu último dia de aula com meus aluninhos da 72. Nem parece, mas já se passaram 6 semanas desde que comecei meu estágio e agora ele chega ao fim. Eu havia planejado, para hoje, devolver os trabalhinhos e os cartazes e passar um último instrumento de sondagem, para que eles avaliassem o meu estágio - inclusive, vieram respostas ÓTEMAS :P

Mas isso foi o que eu planejei. Eles planejaram muito mais! Acreditem se quiserem: eles montaram uma festinha de despedida pra mim! Com direito a empadinha, sanduíche, nega-maluca e refri... hehehe. Também ganhei flores da turma (foto) e um cartão! AMEI!! Quase chorei XD

Comemos, demos bastante risada, pediram meu orkut (e eu dei, ah meu deus), depois me despedi de todos! Mas tenho certeza de que vou morrer de saudade e fui embora sob protestos, muitos queriam que eu ficasse - eu disse que eu não podia, mas eles negociaram comigo, pedindo pra eu voltar ano que vem, na 8ª série! Vê se eu posso!

Agora, bora escrever o relatório do estágio. E lógico que essa suuuuper despedida vai constar no meu relato também ^_^

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Boa noite, e boa sorte!

Como alguns devem saber, o Bom Fim é um bairro característico por ter um grande contingente de velhos, universitários e gremistas. Então, nada como o resultado de hoje, na Vila Belmiro, pra silenciar meus vizinhos e eu conseguir ter uma ótima noite de sono!

Amanhã é a vez do meu time jogar fora de casa. Mas quem disse que eu quero dormir cedo? Hehehe... boa sorte ao time colorado!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Mercedes, a coruja argentina

Segunda-feira Tommy voltou da Argentina e me trouxe presentes! Ele me conhece bem: me trouxe um bloquinho mimique (amo coisas de papelaria!), um vinho pra tomar com ele, uma camisetinha com um dino bonitão desenhado e, tcharã, uma coruja pra minha coleção (foto).

De fato, não é a primeira coruja internacional da coleção - a Dory já tinha me dado uma corujinha espanhola. Mas mesmo assim, Mercedes, a mais nova "membra" da coleção, veio engrossar a lista que conta agora com 30 corujas!

Seja bem vinda, Mercedes!

domingo, 16 de maio de 2010

Sobre a Copa

Em menos de um mês, no dia 11 de junho, começa a Copa do Mundo na África do Sul. Se você não sabe disso, é porque não deve ligar a tv nem ler jornal - só se fala nisso. Há promoções nos bares (cada gol do Brasil = uma rodada de cerveja grátis) e nas lojas (se o Brasil for campeão = última parcela grátis) e etc. Pois bem, eu tava pensando hoje e, mesmo sem entender lhufas de futebol, tenho uma confiança muito grande de que sairemos vitoriosos.

A explicação que eu encontro pra esse fenômeno é que a primeira impressão é a que fica. Nos idos de 1994, quando eu tinha 9 anos, o Brasil se sagrou Tetracampeão do Mundo, depois de um jejum de 24 anos sem títulos. Ora, antes disso eu não sabia o que era futebol (porque na Copa de 90 eu tinha 5 aninhos e só queria saber das figurinhas da Copa que vinham no Ping Pong). Logo, eu não vivi aqueles anos de jejum, vendo minha Seleção fracassar sucessivamente. Não! A memória mais antiga (e nítida) que eu tenho de Copas do Mundo é a gente vencendo - mesmo que às vezes no sufoco - e saindo campeões nos Estados Unidos.

De lá pra cá, nossas campanhas foram boas - chegamos à final na França e ganhamos mais uma no Japão. Depois teve aquele breve fiasco na Alemanha, mas nada que abale minha confiança na Seleção. Baseada na minha própria observação, onde a gente ganha uma e perde outra, pelos meus cálculos, vamos ganhar! Heheheh

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O dia em que Helô me observou :O

Eu sabia que esse dia chegaria. Antes mesmo de me matricular na disciplina de Estágio de Docência em Ciências eu sabia, entre outras coisas, que uma das minhas 20h de regência em sala de aula seria observada pela minha professora orientadora. Até que demorou bastante - acabo meu estágio na semana que vem e só hoje a Helô veio me observar.

Ao contrário do que eu esperava, foi ótimo ^_^ Logo que eu cheguei na turma, apresentei a Helô pra eles e iniciei a aula como de costume. Mas a turma estava diferente... não que normalmente eles sejam muito capetas, mas hoje eles estavam particularmente educados: se puxaram, fizeram silêncio e participaram bastante!! Adorei!

Normalmente eu gosto da minha turma: às vezes eles me tiram do sério e me deixam sem voz, mas eu adoro eles. E já me acostumei com o jeitão agitado deles, já nem me importo, mas tive receio de que a Helô pudesse julgar isso como falta de liderança ou algo do tipo. Mas qualquer aflição que eu tinha passou, porque tudo saiu melhor que a encomenda!

Lógico que a Heloísa, no nosso próximo assessoramento, vai criticar umas coisinhas, mas de maneira geral ela pareceu satifeita com o que viu - ela até fez umas anotações que eu me espichei pra ler mas não consegui x_x

Agora, reta final de estágio: essa semana, me despeço da turma! Mas não tá acabando não... tem tooooodo relatório para ser escrito >.<"

terça-feira, 11 de maio de 2010

Estudos para o mestrado

Como alguns já devem saber, eu já comecei a estudar para o mestrado. Agora em maio, estudo duas vezes por semana e a medida que os meses forem passando, a ideia é aumentar a carga semanal e chegar na prova, lá no fim do ano, sabendo tudo!

O programa do PPGBM é extenso, mas não são muitos os livros recomendados (pelo menos não quando comparado a outros programas, como o PPGBot). Da bibliografia, comprei dois - Snustad e Alberts - e arranjei dois emprestados - Freeman e Ridley. Mas ainda me faltam o Griffiths e o Watson (foto). Já decidi que o Griffiths eu vou pegar na biblioteca, visto que tem um penca deles, mas o Watson tem só 2 exemplares pra empréstimo e estão SEMPRE retirados. Percebi que se eu quiser esse livro, vou ter que comprá-lo.

Quando fui atrás do preço, caí dura: não se encontra ele por menos de R$ 200,00. Então, aqui fica meu apelo: alguém por acaso tá afim de me dar ele de presente?? Se sim, aqui vai o link ^_^

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Porto Alegre com chuva, sem grana e sem namorado

Não podia ser pior. Chove forte na capital e a previsão é de chuva até sexta - legal, né? Pra fechar todas, minha bolsa tá atrasada (valeu PROGRAD!) e meu namorado tá na Argentina.

PS: esse foi um micropost só para praguejar contra essa vida cruel e injusta.

domingo, 9 de maio de 2010

Deu Minas

Ontem à noite rolou o concurso Miss Brasil 2010 e eu assisti (lógico!). Minha ideia foi acompanhar de perto quem iria representar nosso país esse ano no Miss Universo. Espero que tenhamos mais sorte que no ano passado - mais bom gosto pelo menos já tivemos!

Quem levou a coroa pra casa foi a mineira Debora Lyra (foto), que é bonitinha, mas ordinária. Minha preferida era a Miss Pará, mas quando ela não ficou entre as 10 passei a torcer pela Miss Rio Grande do Sul. Depois, quando a disputa se acirrou e a gaúcha não foi chamada entre as cinco finalistas, daí o concurso perdeu a graça ao meu ver, porque nenhuma das cinco estavam entre minhas apostas.

Nada contra a moça, mas acho que não teremos grandes chances no Miss Universo não. Mas que pelo menos desse vez fiquemos entre as 15 (ou 10) mais belas, porque ano passado isso não foi possível graças ao filhote de cruz-credo que nos representou.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Homem de Ferro 2

Ontem eu fui assistir ao filme do Homem de Ferro no cinema, na companhia de Tommy, May, Rodri e Leandro. Antes do cinema, fomos todos jantar no Subway junto com a Mari-Gi, que não quis ficar pra ver filme. Fiquei surpresa que até o Tomaz topou jantar lá, mas lógico que o sanduíche dele não tinha metade do recheio (e da graça) que o dos outros ^_^

Terminada nossa jantinha, matamos um tempo na Digimer - vendo mouses que nunca compraremos - e fomos pro filme. É legal. É divertido, É juca pra caralho >.<

Vale a pena assistir - não sei se no cinema... porque ele não tem lá muitas cenas do tipo "meu deus, eu preciso ver isso numa tela gigante e com um som ensurdecedor". Eu e a May esperamos até o último minuto pra ver o corpinho do Tony Stark, mas já adianto, meninas, o moço não aparece nem sem camisa :(

Mas falando em esperar até o último minuto, depois dos créditos tem uma ceninha mega-gancho-pruma-continuação, então, quem for ver no cinema, espere!! No mais, recomendo!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Elaborando instrumentos de avaliação

Não tem coisa mais complexa do que elaborar instrumentos avaliativos pros teus alunos. No caso, desenvolvi uma prova durante esse final de semana e aplicarei ela na quinta-feira. Ela ainda poderá sofrer mudanças, pois a professora titular precisa sugerir alterações e minha orientadora certamente vai dar pitaco também.

Na hora de fazer uma prova, muito deve ser levado em consideração - não dá pra ser muito fácil, porque daí não avalia. Mas muito difícil deixa todos em recuperação... e como abranger todo o conteúdo? Acabamos sempre priorizando algum assunto em detrimento de outro. O tamanho da prova também é uma preocupação, afinal ela tem que ser feita em no máximo dois períodos - mas também não pode ser curtinha a ponto da turma inteira entregar em meia hora. Ou seja, exige bastante elaborar um instrumento assim, de primeira, livre de falhas.

Provavelmente essa prova, que me deu tanto trabalho pra ser "parida", ainda vai sofrer mudanças antes de ficar pronta. E haja tempo pra isso tudo >.<"

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Uma noite fora de série

Ontem à noite fui no cinema com mamis assistir uma comediazinha só pra passar o tempo. Mas não é que o filme me surpreendeu? Não esperava grandes coisas e saí da sessão com a barriga doendo de tanto rir!

"Uma noite fora de série" conta a aventura vivida por um casal suburbano que decide, uma vez na vida, fazer algo diferente: jantar num restaurante badaladérrimo em Manhattan. O que era pra ser uma noite romântica vira um pesadelo quando eles passam a ser perseguidos, em virtude de um mal entendido.

O título do filme não promete muito - cheira aqueles nomes bem "sessão da tarde" - mas não se deixe enganar. O elenco conta com o casal Tina Fey e Steve Carell - os dois estão bárbaros como casal insosso de Nova Jérsei - e um Mark Wahlberg descamisado (sério mesmo, ele não aparece vestido nunca!).

Recomendo fortemente, me diverti muito! Destaque para os diálogos do casal - todos ótimos - e para a cena do táxi ^_^

domingo, 2 de maio de 2010

Cia Sanduíches

Ontem eu e Tommy fomos nesse tal Cia Sanduíches. A ideia inicial era ir no tal "bistrô" da Bastian, que o Tomaz disse que era legal - detalhe: o lugar fechou e aparentemente o Tomaz não foi avisado, hehehe.

Daí o plano B era conhecer esse lugarzinho na Getúlio, que por sinal é muito fofo, tem musiquinha ao vivo e tudo mais. Tomamos um vinho e comemos um sanduíche aberto - muito gostoso, embora o palmito fosse estranhíssimo, de resto tudo tava muito bom (destaque pro molhinho rosa que vem junto :D). Eles servem também sanduíches quentes, porção para duas pessoas. Mas como eu tenho quedinha por sanduíche aberto, os quentes ficarão pruma outra oportunidade.

Recomendo o lugar, é bem aconchegante ^_^