quarta-feira, 3 de abril de 2013

Virando o disco

Tranquei o semestre: graduação, só ano que vem. Em 2013, a prioridade vai ser a pós-graduação... adivinha em quê?? Em Direito, é claro! Mas eu explico: é em Direito Ambiental, um excelente termômetro pra ver se eu sirvo ou não pra coisa - o assunto é interessante, vou fazer junto com duas amigas, por ser uma pós lato sensu é mais aplicado e menos "acadêmico". Resumindo, acho que vai ser bom ^.^

Além disso, trancando o semestre vou ter tempo pra outros planos que povoam minha mente. Posso fazer qualquer coisa sem culpa! Estudar latim, aprender a tocar oboé, praticar hipismo ou qualquer outra excentricidade que me der na telha. Pura e simplesmente porque eu posso, tenho tempo :) viva a Márcia livre \o/

domingo, 17 de março de 2013

Pra que(m) serve esse tal Direito?

Nesses últimos dias, a UFRGS realizou a encomenda e os ajustes de matrícula e deu início ao período letivo 2013/1. Pra quem só trabalha ou faz pós-graduação, isso não significa nada, mas praqueles amarrados à graduação como eu representa o início de mais um longo semestre.

Eu gosto de estudar. Se eu não gostasse, por que raios eu estaria há oito anos na faculdade? Me formar em um curso não foi suficiente e lá fui eu fazer mais um... o problema é que Direito é chato. Que me perdoem os que gostam (e que bom que tem gente que gosta!), mas eu tenho achado enfadonho do início ao fim .-. Dizem que vai melhorar, que vai ser útil, que se eu largar eu vou me arrepender... e eu vou acreditando. Vai que melhora, né? Vai que, no futuro, eu uso pra alguma coisa? Só que nessas de "vai que", lá vou eu, perdendo tempo, perdendo horas de sono e deixando de estudar outras coisas. Sim, faculdade é um sacrifício: abre-se mão de muito pra chegar no tal diploma. E, sim, no meu caso, eu me vejo perseguindo um cobiçado diploma de "bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais". A princípio, não me vejo trocando a biologia pela magistratura ou pela advocacia. Por outro lado, me aterroriza a ideia de um futuro onde eu me arrependa por não ter concluído quando eu tive a oportunidade.

Se fosse só pelo prazer, eu estudaria letras, museologia, estatística... sem a menor pretensão de me formar de novo, fazendo as disciplinas que me interessam, sem cobrança e no meu ritmo. Mas existe um força racional que me puxa pra terminar essa naba desse curso. Essa força é em parte social e se manifesta nas opiniões e argumentos das pessoas que me cercam, mas em parte é autoimposta. Eu já abandonei outro curso no passado e me cobro demais pra não fazer isso de novo... além do que, tanta gente querendo fazer Direito daí eu vou lá, passo, faço um ano e largo. Percebo que, além da pretensa utilidade, a culpa também exerce um papel na minha manutenção no curso.

Seja como for, lá vou eu pra mais um semestre, com muito mais dúvidas do que certezas na minha cabeça, e prorrogando de novo a decisão de se vai ou racha.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Oscar 2013

Anne e seu Globo de Ouro

Amanhã, às 16h do horário de Hollywood (às 21h pra nós), ocorre a 85ª cerimônia do Oscar. Neste ano, concorrem à estatueta de melhor filme nove produções, das quais vi apenas três - Silver Linings Playbook, Lincoln e Les Misérables (meu preferido, mas eu não sou parâmetro porque adoro musicais!). Ainda quero assistir outras três - Django Unchained, Beasts of the Southern Wild e Argo. Os demais realmente não me interessam... Mas nem só de "Best Picture" é feita a premiação. As outras categorias também revelam filmes bons que já estão na minha lista: The Master (indicado por ator principal, ator e atriz coadjuvantes), The Sessions (indicado por atriz coadjuvante), Flight (indicado por ator principal e roteiro original) e War Witch (indicado por filme estrangeiro).

Além dos filmes, outra atração da noite são os vestidos!! Nas premiações anteriores (onde levou a maioria por sua interpretação como Fantine), Anne Hathaway fez bonito com seu cabelinho novo e sua boca cheia de dentes. É bom ela estar bem linda amanhã e com discurso pronto :)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bombices

2013 já começou rendendo! Janeiro foi um mês lotadinho que parceu ter 60 dias, e não 31... Reorganizamos todo o acervo do Herbário em 8 dias (trabalhados como se fossem 20!) e já engatei, sem descanso, mais um Vestibular da UFRGS. Não como candidata, mas como fiscal e, francamente, dá até mais trabalho! Recém terminada essa função toda, abandonei o Mateus à própria sorte e fui gozar minhas merecidas férias :)

Repetindo o destino dos anos anteriores, a casa do Alemão em Bombas foi nossa sede ^.^ Lá, passei 12 dias salgando o corpinho e até peguei um bronze!! Foram quase duas semanas muito bem aproveitadas na companhia do Tommy e dos meus bio-amigos :) Bombas 2013 nos legou (por enquanto):

  • Alemão "mordido" pelo pano radiotivo e ganhando poderes de pano (?)
  • Capitão Placenta
  • Jogo de UNO regado a cheats
  • Blues da bio
  • Personagens estapafúrdios no jogo dos papeizinhos (tipo "Velho da Quaker")
  • Sandra Rosa Madalena (e todas suas versões)
  • Muito Skyrim (contra minha vontade)
  • Pastelaria da garçonete infeliz
  • Vegetaaaaaaaaaa - LEITE! - Pinto-de-travesti-grande! (entre outros)
  • Sociedade Transiberiana de Pôquer
  • Ursos polares vs. paradoxos lógicos
  • Narval de areia
  • Humanos com rabos e suas derivações
  • Algodão (vulgo Cusco Amigo)
  • Isaac, Jamal e Toshio, nossos amigos balões

... e mais um monte de coisa que não lembro agora. Mas o Carnaval nos reserva muito mais! Pena que serão só 4 dias, igualmente insanos, é claro. Que venha fevereiro!!