quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Herbário e memória

Jornais velhos fazem parte da rotina do herbário. É o material preferido dos botânicos para organizar as coletas no campo. Se a coleta for antiga (e ainda estiver prensada em jornal), sou capaz de me deparar com jornais muitos mais velhos do que eu. É bastante curioso ver o que era notícia na década de 60, as propagandas bregas da década de 80 e, por que não, rolar de rir com os celulares "tijolões" vendidos há poucos anos (por verdadeiras fortunas!).

Às vezes, em virtude do intercâmbio de material com herbários do resto do mundo, chegam às nossas mãos páginas escritas em finlandês, alemão e outras que mal parecem letras (como a escrita do Sri Lanka).

Eis que, no meio das coletas nas quais mexi ontem, achei totalmente por acaso o Listão do meu vestibular! E justo a minha página!!! Peguei pra mim, pois não guardei o jornal na época. Além de mim, outros amiguinhos estão nessa página. Clica na imagem pra dar um zoom e ver se você é um deles! :D

Na hora, bateu a nostalgia. Não parece, mas esse jornal já tem mais de 4 anos (quase 5, na real...). E adivinha qual era a planta que tava dentro? Uma Fuchsia regia em flor, o nosso Brinco-de-Princesa, símbolo do nosso estado :)

2 comentários:

  1. Aaaaa eu quase apareço! Pior que eu nem vi meu nome no jornal, vi só no site =/

    ResponderExcluir
  2. Eeeeeu me diverti bastante lendo jornais velhos quando trabalhei aí! :p
    Fui organizar material de coleta do meu pai [não lembro mais quando foram feitas, mas deve ter sido no início dos anos 90], e tinha uma caralhada de jornal pré-histórico.

    O bizarro foi um dia encontrar material dele embrulhado num jornal "recente" [leia-se: depois que ele já tinha falecido]. :p

    ResponderExcluir