sábado, 10 de dezembro de 2011

Das coisas que me incomodam parte II

Eu posso até não ser apaixonada por cachorro, mas simpatizo bastante com os vira-latas (principalmente os do Vale). Um dos meus pontos fracos é ver um bichinho sofrendo, com fome, com frio e sem um lar - dá vontade de levar todos pra casa. Infelizmente, isso não é possível e não seria a solução, pois sempre ia ter um bichinho desamparado - a velocidade com que os animais de rua se reproduzem é assustadora e o número de imbecis irresponsáveis que abandona é também alarmante.

Com tantos bichos nessa situação, eu juro que eu não entendo quem COMPRA animais. Pra mim, amizade não se compra - se a gente não faz isso com nossos amigos humanos, porque fazer com os de 4 patas? Além de cruel, é uma atitude burra, pois tu vai gastar dinheiro com uma coisa que tu poderia ter de graça (há milhares de animais esperando por um amigo-humano e 90% deles vão morrer sem encontrar).

Os entusiastas do pedrigree dirão "ah, mas eu quero um yorkshire!" ou "um dálmata", whatever. Isso é preconceito e na nossa espécie chamamos de racismo (já pensou se eu disser que quero um funcionário sangue-puro e mestiços não servem?). Em geral, as pessoas defendem seu prediletismo por raças porque querem um cachorro/gato bonito. OI? Tu quer um amigo ou um item de decoração? Quer um bicho bonito pra quê? Pra mostrar pras amigas e deixar tua vizinha com inveja? Quer comprar uma coisa bonita, investe teu $ numa obra de arte e pendura na parede.

Quer ter um bichinho? Adote um animal de rua. Não pode? Informe-se sobre a ONGs que trabalham em prol deles, aqui em Porto Alegre tem diversas, ajude sendo voluntário, doando qualquer valor pra contrubuir com a castração, alimentação e vacinação desses animais. Não finja que o problema não é seu, não vire as costas. E, principalmente, pense neles antes de gastar R$500 com um filhote de poodle.

4 comentários:

  1. Márcia, adotar um vira-lata não é pra qualquer um... Adotando um filhote, tamanho e comportamento são bem pouco previsíveis.

    Quem quer um cachorro de proteção compra um pator, um fila... Quem quer cachorro de colo compra yorkshire, quem quer um bicho pequeno mas ativo compra poodle, quem quem um pequeno gordo e reclamão compra um basset.

    As "personalidades" dos bichos são muito diferentes, e portanto nada a ver comparar com humanos de diferentes etnias/ascendências (já que humanos não tem raça, né?).

    Se você quiser só "um amigo", aí realmente vale a pena adotar. Mas tem que ter um quintal (se o bicho crescer), ou pelo menos saber que vai ter que se adaptar ao jeito do cachorro. Conheço muita gente que adotou um filhote e depois teve que dar o bicho adulto.

    ResponderExcluir
  2. olha, acho que só se justifica pra segurança, pq realmente tem raças selecionadas pra isso.
    nao consigo acreditar que as pessoas escolham detalhes tipo "gordo reclamao" ou "pequeno e quietinho"... tipo, coitadas dessas pessoas na hora que tiverem FILHOS, pq personalidade é imprevisível.
    e quanto ao espaço, de fato nao é todo mundo que tem. eu mesma nao tenho como ter um cachorro no meu apto. maaaaaas, se o cara tem, digamos, um labrador, um golden retriver, um collie, um dalmata e tanta outras raças médias-grandes, ele pode ter um vira-lata, vai ocupar o mesmo espaço. entao, minha birra é com a criatura que prefere um animal de raça, paga um dinheirao pra isso ao inves de adotar - pra adoçao, tem animais de todos os tamanhos e personalidades, tem até uns "de raça"abandonados por pessoas escrotas que deveriam ir presas.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu não concordo muito com isso que tu escreveu porque, pra começar, cachorro não é tudo igual. Ok, isso é um reflexo do próprio 'mercado' de cachorros, eles são maiores, menores, mais ou menos agressivos etc e não simplesmente um negócio que tu mete a coleira e sai pra passear por aí, atirar graveto, deixa ele te derrubar e te lamber com a língua que ele recém estava lambendo o coco, etc.

    Outra coisa que eu acho estranha da parte de quem 'milita' pela adoção de animais é que se tu tem um animal, tu instantaneamente é responsável por todos os outros. Pera lá, não é porque eu quero (mentira, eu não gosto de animais) um poodle que eu sou responsável por todos os outros cachorros, vira latas ou não, de Porto Alegre.

    Batalhar pra que as pessoas adotem mais é uma coisa legal para diminuir o número de cachorros soltos por aí, mas eu acho que essa abordagem atual de quem faz isso é meio radical.

    ResponderExcluir
  4. olha Eric, tu é uma das pessoas que menos gosta de bicho que eu conheço. quando eu escrevi esse post, nao achei que eu pudesse atingir gente que nem tu. sério mesmo.

    e outra: as pessoas SE ILUDEM achando que, ao escolher caes de raça estão decidindo suas carateristicas. sem duvida, tu pode limitar um pouco o tamanho e bem de leve a personalidade do bicho. E DEU. é mito que "poodles sao elétrico, collies sao companheiros, labradores sao o diabo a quatro" isso mais parece horóscopo de raça de cachorro, como se o meio nao influenciasse em nada e todos os bichos da mesma raças fossem iguaizinhos.

    e acho sim que é um problema de todos, inclusive dos que nao querem ter animais. mas se tu prefere virar as costas e voltar pro teu angry birds, vá em frente. nao quero que as pessoas adotem nem se sintam obrigadas a isso, eu mesma nao tenho cachorro. mas a cada um que lava a maos, outro tem que trabalhar em dobro. e isso vale pra todos os problemas da sociedade.

    ResponderExcluir