Pra quem não sabe, o Exame Nacional do Ensino Médio foi aplicado nesse final de semana, depois de ser adiado por conta de n tumultos que resultaram na anulação da primeira data e etc.
Mas agora, foi pra valer. Se houve fraude, não chegou aos ouvidos da mídia. Dos mais de 4,1 milhões de inscritos, apenas pouco mais de 2,5 milhões realizaram a prova - uma abstenção de quase 40%, muito maior do que nos anos anteriores. A prova tava extensa, cansativa, enunciados intermináveis, enfim, parecia mais uma prova de resistência do que propriamente uma prova para avaliar conhecimento.
Se alguém ficou interessado, o MEC divulgou hoje de manhã, no seu site os cadernos de questões e os respectivos gabaritos. Se você for do tipo curioso como eu que não se segura pra dar uma olhadinha nas provas, vale a pena dar uma conferida, pelo menos na de Ciências da Natureza :)
Pelo que eu pude perceber, lendo notícias a respeito, a prova de maneira geral foi muito criticada, por estar comprida, inadequada em relação aos conteúdos, etc. Tudo indica que o governo vai dar uma mexida no tipo de prova pro ano que vem, pois com a prova desse final de semana os índices da educação pública, que já não costumam ser grande coisa, ficarão evidenciados como péssimos - talvez pro ano que vez a prova seja mais fácil, a fim de camuflar esse problema >.<''