quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Os frutos do ENEM

Passados alguns meses da realização do ENEM, o MEC divulgou as notas e teve início a temporada de caça ao Curso Superior pelo SiSU. Até aí, beleza. Eis que se encerram as inscrições da primeira etapa, sucesso total, mais de 200 mil inscritos e etc. Vem o período de matrícula e, com ele, para minha surpresa, muitas abstenções. Muitas mesmo.

Já era de se esperar que as vagas remanescentes fossem preenchidas numa segunda etapa, através do SiSu mesmo. Tanto isso era previsto que já estavam agendadas as datas para a segunda etapa e para a "etapa complementar". Mas o que me chamou atenção foi a quantidade de vaga que "voltou" pro sistema, isto é, não foi preenchida de primeira.

Ora, não é que não haja interesse pelas vagas, longe disso! Mas por alguma razão que ainda desconheço, boa parte dos inscritos, apesar de terem se inscrito, não se matricularam. Isso aconteceu em maior e menor grau em todas as instituições participantes. Para ilustrar, vou usar como exemplo nossa conterrânea Fundação (UFCSPA).

A Fundação oferece os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, todos com 40 vagas cada, e ainda Medicina, com 88 vagas. Pois bem, essas vagas foram extremamente concorridas esse ano - sendo fisioterapia o curso de menor procura, com 'apenas' 19 candidatos por vaga :)

Realizadas as matrículas na semana passada, a segunda etapa do SiSU entrou no ar disponibilizando as vagas remanescentes: mais da metade (57%) das vagas não foram preenchidas :O

A segunda etapa acaba dia 20. Haverá inscritos, sem dúvida haverá muitos. Mas acho que fato semelhante vai ocorrer, sobrando de novo metade das vagas, por não comparecimento à matrícula. São estudantes que se inscrevem mas, muito provavelmente, passaram em outros vestibulares e dão preferência a outras instituições. Para as vagas remanescentes, haverá outra etapa no SiSU e quantas mais forem necessárias, até acabarem as vagas. Já pensou? Chamamentos em pleno março ou abril... "oitava chamada na Medicina da UFCSPA"...

Tá louco, que bagunça! Pelo menos a UFRGS tá livre disso >.<

Um comentário: