quinta-feira, 31 de março de 2011

Causos do Le Ru

Podem me chamar de nojentinha, eu não ligo - se pá, até dou razão. Mas o fato é que há muito tempo eu estou saturada do RU e só como lá em casos excepcionais.

Vão me chamar de burguesa, dizer que 'agora que tu ganha bem, virou as costas pro RU'. Alto lá: primeiro que eu nem ganho tão bem assim, e segundo que minha antipatia e intolerância para com o Restaurante Universitário já data de anos. Vai você fazer sete anos de graduação comendo lá, pegando filas gigantescas, facas que não cortam, laranja de sobremesa e ainda um pequeno atraso pra tua aula das 13h30. Caros leitores, eu aguentei até demais. Duns semestres pra cá, mesmo bolsista, evitei ao máximo o RU... e não senti saudades.

Mas hoje resolvi jantar no RU (por que eu fiz isso?? Boa pergunta) e, logo de cara, tinha fila! Chegando lá dentro, não tinham talheres! Quando chegaram as facas (cegas) e os garfos (tortos), acabou a carne, e eu presenciei algo inédito nesses sete anos que frequento aquela pocilga: demorou VINTE MINUTOS pra vir mais carne. Eu nunca vi tante gente em volta da tia da carne! O povo desesperado, com suas bandejas servidas (e a comida ficando fria!) só esperando o tal Carré com Molho. Passado os 20min, a carne chegou... GELADA. Juro, ela tava tipo 'tirei da geladeira agora', apesar de estar numa panela que supostamente tinha sido aquecida. O arroz e feijão, que esfriou na bandeja durante esse intervalo, estavam mais quentes do que o carré.

Comi o que consegui - eu odeio comida fria. Pela primeira vez em anos, quis meus R$1,30 de volta!! Na boa, aboli de vez o RU da minha vida!

domingo, 27 de março de 2011

Biblioteca de plantas

Na semana passada, depois de muito suspense, a PROGESP finalmente decidiu me contar onde eu vou trabalhar: na quinta-feira, descobri que meu novo ambiente de trabalho será o Herbário do Biociências \o/

A grosso modo, um Herbário se assemelha a uma biblioteca. Ao invés de livros, periódicos e artigos, a informação contida num Herbário é a biodiversidade vegetal. Lá, as plantas são catalogadas como uma obra e armazenadas para futuros empréstimos - inclusive numa modalidade que me lembrou o COMUT, onde elas viajam pelos correios, sendo cedidas a outros herbários, até seu usuário final.

O acervo não é vivo - a flora de um herbário é composta por exsicatas como essa ao lado. Consiste em parte do indivíduo com a maior quantidade possível de elementos que permitam sua identificação (como flores e frutos nas angiospermas), além de dados sobre a coleta (local e data). Parece trivial, mas há muita informação implícita em cada item e muitos estudos fitogeográficos, de ecologia vegetal e dinâmica de populações só são possíveis graças à memória contida no Herbário. Por isso, nossos usuários mais frequentes são os pesquisadores da área botânica e os alunos de pós-graduação.

Eu tô super feliz em ir pra lá, acho que poucos lugares me agradariam mais. Afinal de contas, citando meu amigo Lucas, eu sou uma "biotecária"! Agora, mais do que nunca :)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Visite seu dentista!

O dia do ano dedicado aos profissionais da Odontologia é 25 de outubro, mas foi hoje que reuni coragem (depois de nove meses!) e fui visitar meu dentista! Como uma boa paciente, eu não gosto nadinha de sentar naquela cadeira e encarar os olhos sádicos do Dr. Locatelli enquanto ele me tortura faz o que tem que ser feito... mesmo assim, eu vou de tempos em tempos e me submeto pelo bem da higiene bucal :)

Eu pensei em ser dentista - dia desses eu faço um post só com as profissões que eu pensei em seguir! Médica nunca, mas dentista sim... acabei desistindo da ideia quando eu soube o quanto um estudante de odontologia gasta em material por semestre. Pensando bem, eu nem queria taaanto assim... deixo esse ofício aos sádicos apaixonados por sorrisos :D

domingo, 20 de março de 2011

Rumo ao frio

Acabou-se o verão! Ainda que na prática já estivesse fazendo dias mais fresquinhos, o Outono propriamente dito só começou hoje. Daqui pra frente, a tendência é ficar cada vez mais frio (à excessão do gostoso verenico de maio) e eu odeio isso. Há quem reclame do verão portoalegrense, mas pra mim o inverno é disparado a pior estação!

O outono ainda se salva... é fresquinho pra dormir e de dia tem sol. É também, a partir de agora, que começamos a carregar casacos - quem sai cedo se agasalha, não dá nem 10h30 já tira o casaco... daí meio-dia chega a passar a calor e no fim da tarde põe o casaco de volta. Tem que levar sombrinha sempre, pois mesmo que o céu esteja limpinho pela manhã, quem garante que não vai chover até de noite? É, são os caprichos da "meia-estação".

Em tempo: apesar do meu repúdio ao frio, sou obrigada a admitir que as pessoas se vestem mil vezes melhor nessa época do ano. Cobertas de casacos, poupam nossa visão de barrigas horrendas de fora e bundas celulitosas espremidas em shortinhos menores que os meus.

Virando gente grande

Na última sexta, dia 18, reuni boa parte dos meus amigos e família no Tehama para celebrar a minha "entrada" na UFRGS - na semana passada, assinei o termo de posse e entro em exercício na semana que vem! A intenção foi dar um abraço em todos, jogar conversa fora e rir um pouco, a fim de aproveitar meus últimos dias de desempregada férias.

É claro que eu aproveitei pra ser mimada também! Quem não gosta de ouvir uns "parabéns!" e "sucesso" das pessoas queridas? Minha mãe (comigo ao lado, na foto) fez questão de pagar minha conta, "porque eu mereço". Que seja a última despesa, né? Hehehehe!

Também ganhei uma sobremesa de presente - mesmo não sendo meu aniversário! Depois da argumentação impecável da Monica ("passar num concurso público é muito mais importante do que fazer aniversário!"), o garçom me trouxe o que a Jeruza chamou de 'três rolinhos primavera com sorvete'.

Obrigada a todos que compareceram pela presença e pelo carinho. Sei que muitos estavam cansados ou tinham outros compromissos, por isso agradeço o esforço. Aos ausentes, fica pra próxima - não faltarão oportunidades :)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mês de Marte

Marte (ou, em grego, Ares) é como os romanos chamavam o deus da guerra. Ele era filho de Júpiter e Juno, e era difícil ter pais mais fodas que esses dois... o resultado é um cara tocha, um dos meus deuses preferidos! Fala sério, ele tem um planeta com o nome dele (que por ser rubro como o sangue, foi batizado em sua homenagem).

Além do nome astro, Marte também inspirou os nomes próprios Márcio e Márcia (bacana né?), bem como o nome do terceiro mês do ano, março. E é sobre ele meu post.

Março é meu mês favorito - nada a ver com a etimologia compartilhada dos nossos nomes, é só uma coincidência. Em março, o ano começa de verdade, pois é depois do Carnaval ^.^ Além disso, a gente aprende (e se acostuma!) desde criança a ter nosso "calendário biológico" controlado por esse mês: é quando o ano letivo começa, e durante anos a fio (em alguns casos, décadas!) a gente se organiza em função das aulas.

Pois esse ano, apesar de eu estar livre dos compromissos acadêmicos, março mais uma vez marca o início - tomei posse no meu novo emprego ontem. Devo começar minhas atividades ainda esse mês. Me desejem boa sorte :)

sábado, 12 de março de 2011

Embalos de sexta-feira à noite

Ontem foi um dia cheio... durante o dia, resolvi umas pendengas na UFRGS e visitei o Tommy no hospital - ele fez uma cirurgia de correção de sexo septo e passa bem :)

À noite, foi a vez de me dividir entre a sinuca com o pessoal da bio - oportunidade de ver o Rodri depois de dois meses! - e a comemoração do mestrado do Leo no Shamrock. Foi muito divertido, mas seria mais legal se todos decidissem ir ao mesmo bar (eu teria economizado no táxi, sabe?). O jeito foi ficar um pouquinho em cada lugar mesmo...

Um observação etílica: é impressionante como não existe cerveja preta e doce no Shamrock! Eu pedi pro garçom uma preta, a mais docinha que tivesse... acho que ele só entendeu o 'docinha', porque ele me trouxe uma Bohemia pilsen! Também não tinha Xingu... acabei tomando um troço com gosto de café e fizemos nossa própria Gin-Tônica! Ao lado, eu e a Mari no Sham - ou no chá de fralda da vó dela, se preferirem. Noite BÁR-BA-RA!

Bíblio-dia

Hoje é dia do bibliotecário! Parabéns a todos os profissionais responsáveis por tratar, processar e disseminar a informação (não confundir com fofoqueiros!).

Hoje sou bióloga com muito orgulho, mas por pouco não me saí uma bibliotecária... esforços pra me carregar pra FABICO não foram poucos e só mesmo a paixão por ciências foi capaz de frear o que, para muitos, era meu destino óbvio: ser bibliotecária. Talvez eu até fosse uma das boas, mas deixo esse ofício aos grandes amigos que fiz nas bibliotecas onde trabalhei e todos que conheci por tabela! Parabéns pelo dia de hoje e também pela escolha profssional.

A informação nos leva mais longe... mas são vocês que nos levam até a informação! Obrigada! :D

quinta-feira, 10 de março de 2011

Tchau, Carnaval!

Quando passa o Natal e o Ano Novo, a mídia fica sem assunto. É bem nessa época que começa a se falar em Carnaval, que na cronologia das datas festivas é a seguinte. Então, o país pára e espera o Carnaval, com uma programação voltada para a folia de fevereiro - que esse ano, caiu em março. Em geral, o ano só "começa de verdade" depois que o Carnaval acaba, o que em 2011 significou mais de dois meses "perdidos". O calendário acadêmico, por exemplo, inventou de começar hoje, mas é claro que muitos professores resolveram esticar até domingo, então na prática as aulas começam, pra valer, semana que vem.

Este semestre, pela primeira vez depois de sete anos, as aulas na UFRGS não vão reger minha vida, visto que tranquei minha matrícula - a faculdade vai ficar suspensa até 2012, quando pretendo voltar ao quadro discente. Meu vínculo agora passa a ser outro, de servidora técnico-administrativa - sem calendário acadêmico, TRI, prazos e provas malditas, sem Decordi nem ComGrad! Ai, que felicidade :D

domingo, 6 de março de 2011

25... mas o corpinho é de 24 ;D

Pra salvar o deprimente Carnaval portoalegrense, só mesmo a boa companhia dos amigos! E um amigo de aniversário é mais do que uma desculpa pra me tirar de casa, é uma intimação!

Eis que ontem foi aniversário do Lucas que, assim como eu, chegou à marca dos 25 anos em sua melhor forma! Rodeado por amigos, ele comemorou seu 1/4 de século no Cavanhas seguido de um sorvetinho do Mc! Tudo de bom XD

Na ocasião, conheci alguns famosos amigos do Lucas, todos muito divertidos e simpáticos! Já marcamos de assistir ao próximo Miss Brasil juntos, embora não se tenha decidido a "sede" :P

Horas depois, empanturrados de sorvete, a noite acabou com promessas de novos encontros! Ficou pendente, além do Miss Brasil, um almoço no Sr. Wong Fu tão logo as aulas se iniciem (e eu vou cobrar!!).

Agradeço à Biblioteca da ADM, que me proporcionou amizades tão fantásticas como essa. Te adoro, guri!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Temakeria Japesca

Pra quem não conhece, fica o convite: no centro de Porto Alegre, no Mercado Público, situa-se essa simpática temakeria. Apesar de meio apertada e sempre cheia, vale a pena se acotovelar com o vizinho pra almoçar lá. Os temakis são gostosos e baratos e, a cada dez que se come, ganha-se um grátis :)

Hoje, fui almoçar lá com a Ju e sua irmã. Quase sempre peço dois Filadélfia com cebolinha extra (foto), mas hoje comi um diferente que gostei e recomendo: Kani. Eu já tinha comido o Califórnia, mas talvez pela manga estar verde e o pepino estar muito duro, nunca mais pedi... mas o de kani é diferente - tem cebolinha (amoooo), gergelim e cream cheese! Não tem como ser ruim, né? :D~

quinta-feira, 3 de março de 2011

Bio bombando :D

Bombas tava MARA! Parece redundante, mas não custa reforçar... sendo sincera, aquela praia não tem como ser ruim, até com chuva ela é maravilhosa! Nesse veraneio o tempo não foi lá muito promissor - dias meio nublados, bastante vento e chuvinhas chatas - mas nada é capaz de estragar Bombas.

A caravana saiu de Porto Alegre dia 21/02 e retornou dia 01/03. Foram oito dias na companhia dos melhores da Bio - dessa vez, "trocamos" o Rodri pelo Jupi e o resultado foi menos música ruim e mais sudoku! hehehe!

O time feminino estava desfalcado - a Mari-Gi não compareceu e isso deixou a casa menos bonita e com mais fome. Mas eu, Dory e May tentamos representar bem o sexo-frágil, com direito a fotos "Festa da Uva" que não podem ser divugadas sem a devida autorização. Por enquanto, só as fotos de rosto que não precisam ainda de photoshop, né?

Fizemos luau, Fernet com Coca-cola, muuuita palavra-cruzada e as clássicas oferendas à Iemanjá :) Ou seja, tudo que só Bombas proporciona ^.^

quarta-feira, 2 de março de 2011

Níver da Dri

Antes tarde do que nunca! Um dos posts mais atrasados da história do blogue, confesso. Acontece que a Adriele decidiu fazer aniversário no dia da minha formatura e comemorou na véspera. Resultado: nem deu tempo de eu fazer um post decente antes de ir pra praia!

As velinhas foram assopradas no Sgt. Pepper's à meia-noite, na virada pro sábado, na companhia dos amigos mais legais :)

Fazia tempo que eu não ia no Sgt. - não me lembrava como era barulhento! A banda da casa estava de férias, mas a banda "substituta" até que tocou bem. Me limitei a beber Smirnoff Ice com intenção de evitar a ressaca no dia seguinte mas meu plano não funcionou muito bem... ao menos, foi uma evolução perto dos sete martinis da última vez!

Na foto, eu, Tomaz e João junto da aniversariante. Mais fotos no Picasa... são poucas, eu sei. Depois que o Jupi chegou as fotos ficaram misteriosamente péssimas e não se aproveita nenhuma!

De volta

A praia tava boa, mas eu já tava com saudades de casa! Saudades dos meus travesseiros, do meu notebook e do meu gato ruivo! Até dos meus irmãos eu já tava com saudades O.o

Agora que estou de volta, começa a contagem regressiva para minha posse! Sim, porque enquanto eu estava na praia, saiu minha nomeação no Diário Oficial e tenho até dia 25/03 pra me apresentar... Até lá, tenho que fazer mil exames médicos e catar uma penca de documentos, além de curtir o finzinho das minhas férias, né? Afinal, as próximas vão ser só no inverno do ano que vem - se tudo der certo, em NY!!