domingo, 27 de março de 2011

Biblioteca de plantas

Na semana passada, depois de muito suspense, a PROGESP finalmente decidiu me contar onde eu vou trabalhar: na quinta-feira, descobri que meu novo ambiente de trabalho será o Herbário do Biociências \o/

A grosso modo, um Herbário se assemelha a uma biblioteca. Ao invés de livros, periódicos e artigos, a informação contida num Herbário é a biodiversidade vegetal. Lá, as plantas são catalogadas como uma obra e armazenadas para futuros empréstimos - inclusive numa modalidade que me lembrou o COMUT, onde elas viajam pelos correios, sendo cedidas a outros herbários, até seu usuário final.

O acervo não é vivo - a flora de um herbário é composta por exsicatas como essa ao lado. Consiste em parte do indivíduo com a maior quantidade possível de elementos que permitam sua identificação (como flores e frutos nas angiospermas), além de dados sobre a coleta (local e data). Parece trivial, mas há muita informação implícita em cada item e muitos estudos fitogeográficos, de ecologia vegetal e dinâmica de populações só são possíveis graças à memória contida no Herbário. Por isso, nossos usuários mais frequentes são os pesquisadores da área botânica e os alunos de pós-graduação.

Eu tô super feliz em ir pra lá, acho que poucos lugares me agradariam mais. Afinal de contas, citando meu amigo Lucas, eu sou uma "biotecária"! Agora, mais do que nunca :)

5 comentários:

  1. Não conseguiu ir muito pra longe do Biociências...

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu sempre achei botânica muito chato... Mas o jeito que você descreveu parece um pouco menos. E a foto é bonitinha, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Cris... acabei 'voltando' pro IB, mas agora como servidora. Fazer o que, eles me amam!

    E botânica é muito massa, Jê. Infelizmente, professores que cheiram a naftalina tornam o estudo dos vegetais um pouco chato :P

    ResponderExcluir
  4. Bá, me parece um local perfeito para ti! :D Eu achei beeem interessante. Bjs!

    ResponderExcluir